Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
CIENCIAS SOCIAIS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 6   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:427 - (702)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Saúde coletiva: história de uma idéia e de um conceito^ipt / Public health: history of an idea and a concept
Fonte:Saúde Soc;3(2):5-21, 1994. .
Resumo:Resgata a trajetória histórica e conceitual da "Saúde Coletiva", evidenciando as suas raízes nos projetos preventivistas e da medicina social. Estes projetos, que se estenderam a partir dos anos 50 e que culminam com a idéia da chamada "Saúde Coletiva", apresentam aspectos que os diferenciam na apreensäo do social e do coletivo. Aponta sua tríplice dimensäo: como corrente de pensamento, como movimento social e como prática teórica^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hstt
Medicina Social/hstt
Ciências Sociais
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v3n2/02.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 002

  2 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:382 - (655)
Autor:Payne, Anthony M. -M.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La innovación derivada de una nueva unidad^ies / The innovation derived from a new unit
Fonte:Educ. méd. salud;1(1):28-38, 1966. .
Resumo:Uma análise da causa e dos mecanismos das enfermidades revela que a classificação usada atualmente não satisfaz aos requisitos da medicina moderna e que não responde aos fins da educação médica. Da união das profissões de saúde e as ciências sociais surgirá a inovação que tão urgentemente se necessita. Por ocasião da Conferência do LX aniversário do “Milkbank Memorial Fund”, foram examinados três temas, a saber: o movimento demográfico, a eficácia dos serviços de saúde mental e as ciências de conduta na educação médica. O prognóstico é de que deve haver uma união entre as ciências médicas e as de conduta, e assim se dará lugar para que se consiga uma nova grande unidade, e dessa nova união nascerá a inovação de que a medicina (e mais ainda os médicos) necessitam. Atualmente, enfrentam-se três explosões: a de população, as de aspirações crescentes, e, detrás destas, a da bomba atômica (pode-se tratar de evitar a responsabilidade desta última). Não pretendendo atribuir às profissões de saúde a responsabilidade principal a esse respeito, o autor menciona que não há dúvida que lhes corresponda uma importante função. Deve-se buscar a inovação em uma unidade de aproximação entre as profissões de saúde e ciências sociais e políticas. Estes problemas não podem se resolver em laboratório, mas devem ser estudados na própria vida real, com suas múltiplas variantes; algumas delas, sem dúvidas, conseqüentes; outras aparentemente distantes, mas muito significativas; outras fora. Os estudos devem abarcas estas variantes remotas^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Causalidade
Ciências Sociais
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/a244128.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 018

  3 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:271 - (450)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Nunes, Everardo Duarte
Título:As ciências sociais em saúde na América Latina: tendências e perspectivas^ipt Social sciences in health in Latin America: trends and perspectives-
Fonte:s.l; Organización Panamericana de la Salud; 1985. 474 p. ^btab.
Resumo:Coletânea de textos dedicada a contribuir para uma análise da produção científica das Ciências Sociais em Saúde na América Latina, constituída de quatro partes principais: situação das Ciências Sociais no Brasil, Equador, México e Venezuela; disciplinas "clássicas" que tratam do social na Saúde - Antropologia, Economia, Psicologia Social e Sociologia; estudo sócio-epidemiológico, serviços de saúde, educação e formação de pessoal; e análise das questões de Epistemologia com abordagem dos problemas metodológicos enfrentados pelas Ciências Sociais.(IMCBS)^ipt.
Descritores:CIÊNCIAS SOCIAIS
SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SOCIOLOGIA MÉDICA
SAUDE PUBLICA
AMÉRICA LATINA

  4 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:232 - (411)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Ensinando ciências sociais em uma escola de medicina: a história de um curso (1965-90)^ipt / Teaching social sciences at a medical school: the history of a course (1965-90)
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;6(3):631-657, nov. 1999-fev. 2000. .
Resumo:Analisa a história do curso de ciências sociais aplicadas à medicina ministrado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante 25 anos (1965-90). Identifica as influências sobre o referido curso dos seminários internacionais que, na década de 1950, redefiniram os rumos da educação médica, assim como o papel da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e de instituições nacionais na problematização da saúde como questão social. A história do curso é dividida em três períodos: as primeiras experiências, de 1965 a 1969; rumo a um projeto social em saúde, na década de 1970; e consolidação do projeto social em saúde na década seguinte. As diversas formas de enfrentar o ensino pretenderam incorporar a dimensão do social e sua dinâmica para a melhor compreensão do processo saúde-doença e da organização das práticas de saúde.(AU)^ipt.
Descritores:CIENCIAS SOCIAIS
EDUCAÇAO MÉDICA
SOCIOLOGIA MÉDICA
BRASIL
 SAUDE PUBLICA
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702000000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

  5 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:191 - (370)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Ciências sociais em saúde: um panorama geral^ipt / Social sciences in health: a general panorama
Fonte:In: Goldenberg, Paulete; Marsiglia, Regina Maria Giffoni; Gomes, Mara Helena de Andréa.O clássico e o novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde^ipt. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2003. p.57-72.
Resumo:Traça o quadro de constituição do campo das ciências sociais em saúde. Aborda, entre outras questões, a amplitude dos campos disciplinares que conformam a área, a recuperação de sua história arqueológica, as relações entre produção científica e o contexto sóciopolítico e sanitário, a prática pedagógica, traçando um panorama geral, destacando os momentos de maior inflexão do campo, da sua produção, de alguns personagens, apresentando ao final algumas perspectivas atuais da área^ipt.
Descritores:CIÊNCIAS SOCIAIS
SAÚDE PÚBLICA
CIÊNCIAS SOCIAIS
SOCIOLOGIA MÉDICA
POLITICA DE SAUDE
SOCIOLOGIA

  6 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:190 - (369)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Goldenberg, Paulete; Marsiglia, Regina Maria Giffoni; Gomes, Mara Helena de Andréa
Título:O clássico e o novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde^ipt The classic and the new: trends, objects and approaches in social sciences and health-
Fonte:Rio de Janeiro; Fiocruz; 2003. 444 p. ^btab.
Resumo:Tratando de temas, como a cultura e a subjetividade, as questões éticas da atualidade, a qualidade de vida no mundo contemporâneo etc., O Clássico e o Novo é o fruto de trabalhos apresentados no 2o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, e reúne uma gama dos mais qualificados profissionais que tratam de diferentes temas, intencionando uma perspectiva multidisciplinar. Partindo do pressuposto de que dentro da própria área das Ciências Sociais há um processo de fragmentação que vem exigindo cada vez mais novas interlocuções interdisciplinares, procura-se aqui estabelecer um diálogo profícuo entre este campo do saber e a área da saúde. Dessa forma, ao abordar questões relacionadas à área da saúde, este livro se constitui como leitura obrigatória para os profissionais de saúde coletiva, introduzindo diferentes e instigantes propostas de reflexão para a saúde na atualidade^ipt.
Descritores:POLITICA DE SAUDE/hist
POLITICA SOCIAL
SAUDE PÚBLICA
CIÊNCIAS SOCIAIS
INIQUIDADE NA SAUDE
 QUALIDADE DE VIDA



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3